segunda-feira, junho 04, 2012

RESUMO - 2ª Guerra Mundial

Resumo sobre segunda guerra mundial.

Antes de falarmos sobre a 2ª guerra temos que falar sobre seus antecedentes.

Em 1929, nos Estados Unidos, aconteceu a maior crise que pode-se imaginar. O sistema capitalismo mostra um de seus maiores defeitos. O CRASH DE 29 mencionado como a maior crise capitalista teve seu inicio nos EUA, quando o american way of life (estilo de vida americano, ou seja, comprar, comprar e comprar: o consumismo) estava no seu apogeu. As empresas começaram a produzir demasiadamente e a produção começou a ficar estocada, afinal, não era todas as pessoas que tinham a capacidade de comprar um Ford novinho. E então as empresas começaram a ter prejuízo, pois seus produtos ficavam estocados e suas ações na bolsa de valores começaram a diminuir, até cair totalmente. FOI UM CAOS.
Pessoas que tinham todo sua renda investida em ações perderam de um dia para o outro, faliram. E o governo não custou muito para começar a sentir.
QUAL PROVIDÊNCIA A TOMAR? Todos os países capitalistas estavam na crise (exceto a U.R.S.S. graças ao PLANO QUIQÜENAL). O governo americano aproveitou o momento para aumentar a multa de países derrotados na primeira guerra, inclusive a Alemanha.
O BRASIL teve que tomar uma providência exagerada, o atual presidente brasileiro, mandou queimar o café (na época maior produto de exportação e simbolo da economia brasileira) para que o seu valor aumentasse.
NA EUROPA movimentos que procuravam um governo que pudesse tirá-los da zona de crise começavam a se espalhar, entre eles começa a ascender partido nacionalista, na Alemanha. Depois de muito movimento o partido nacionalista ganha as eleições e toma o poder. Hitler como líder decide que os termos impostos pelos vitoriosos da primeira guerra eram abusivos e mexe a cabeça das pessoas de todo os cantos da Alemanha, Mussolini faz o mesmo na Itália. E assim os governos autoritários tomam o crima político da época.





                                                      O DESENROLAR DA GUERRA                                       
No dia 1º de Setembro de 1939, Hitler assina um tratado com Stalin e a URSS e Alemanha invadem a Polônia, dando início a Segunda Guerra Mundial. O União Soviética utiliza o pacto com Hitler para seu armamento. 
10 de maio de 1940 a Alemanha entra em confronto com a França na BATALHA DA FRANÇA. Inicia o ataque nazista a Bélgica, Holanda e a invasão da Dinamarca, Noruega e Tchecolosváquia. 
Em 1941 os nazistas com apoio dos Facistas invadem a península Balcânica e tomando o norte da África.
Durante a Operação Barbossa, em 1941, a Alemanha invade a U.R.S.S 
19 de Agosto de 1942 ocorre a batalha decisiva entre Alemanha e U.R.S.S. - BATALHA DE STALINGRADO - tendo 1.800.000 de morto foi  a maior derrota do Nazismo. INICIA O DECLÍNIO NAZISTA NA EUROPA.

Em 1942 Aliados (ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA, FRANÇA, BRASIL, U.R.S.S., CHINA) tomam o norte da África, o sul da Itália

6 de junho de 1944 - DIA D - tropas aliadas desembarcam na Normandia, A DERROTA NAZISTA ERA QUESTÃO DE TEMPO.
22 de junho a U.R.S.S. começa a invadir territórios nazistas na Europa. De um lado E.U.A de outro Soviéticos rumando à Alemanha. 
8 de Fevereiro Aliados chegam na Alemanha. U.R.S.S e Poloneses chegam à Berlim.
30 de Abril - Suícidio de Hitler.

6 DE AGOSTO ESTADOS UNIDOS LANÇA A BOMBA ATOMICA EM HIROSHIMA, UMA CIDADE JAPONESA E OUTRO NA NAGASAKI NO DIA 9 - MAIOR ATO DE CORVADIA AMERICANO, MATAM MILHARES DE CIVIS E MARCA O FIM DA GUERRA.
Alguns especialistam afirmam que a derrota japonesa era questão de tempo, e as cidade alvo eram cidade apenas de habitação e não tinha poder militar.


60 MILHÕES DE VIDAS PERDIDAS NA GUERRA


CURIOSIDADES: As tropas de exército na Alemanha são compostas por Soldados Norte Americanos, pois depois da Primeira e Segunda Guerra a Alemanha ficou proíbida de manter um exército próprio.
Após a segunda guerra também ela havia ficado, mas não houve supervisão da Inglaterra, já que as tropas alemãs na época estava desviando a atenção para a U.R.S.S, e lá recém havia entrado num sistema socialista (contrário ao sistema da Inglaterra, capitalismo), e então a Inglaterra não interviu achando que as tropas iriam invadir a U.R.S.S, mas deu errado após o tratado do Hitler com Stalin em 1939. E os dois invadiram a Polônia, aliada da Inglaterra.

VEJA OS VÍDEOS ABAIXO E ENTENDA MELHOR
 

Um comentário: